A Enciclopédia do Taoísmo
Um bom site de referência com muitos materiais taoístas. Vale a pena gastar algum tempo e explorar um olhar mais histórico do taoísmo.

Chuang Tzu Por Zhuangzi (Chuang Tzu)
Lin Yutang, tradutor Este é um dos trabalhos taoístas mais famosos. A afirmação “Eu sou um homem sonhando que era uma borboleta, ou agora sou uma borboleta, sonhando que sou um homem” sai deste trabalho. Esta não é uma tradução completa. Pelo contrário, é uma seleção das obras maiores do Chuang Tzu. Isso é de domínio público.

Tao Te Ching Por Lao Tzu
R. B. Blakney, tradutor
[1955] o Tao Te Ching é de longe o livro mais central do taoísmo em relação à participação do público. Sua prosa simples, misturada a idéias mais profundas, oferece um excelente ponto de partida para aqueles que desejam experimentar o pensamento taoísta. Isso é de domínio público.

Tao Te Ching Por Lao Tzu
J. Legge, tradutor
(Livros Sagrados do Oriente, Vol. 39) [1891] Uma tradução de linha de base clássica para o Tao Te Ching Isso é de domínio público.

O GNLTao Te Ching Por Lao Tzu
Peter A. Merel
[1992] Uma versão composta baseada em várias traduções anteriores do Tao Te Ching. Este é um livro de código aberto.

Mais versões do Tao Te Ching
Por Lao Tzu, Este link o levará a uma cópia arquivada de um site agora inativo com cem versões em inglês do Tao Te Ching e dezenas de traduções em outros idiomas.

Outra coleção on-line do Tao Te Ching
Este link o levará a um site ainda ativo, com algumas versões traduzidas para o inglês do Tao Te Ching

Notas de tradução:

Publiquei várias versões traduzidas do Tao Te Ching na biblioteca. Cada versão terá links cruzados para que o leitor possa pular e comparar rapidamente as várias traduções. Nenhuma versão está correta. Em vez disso, concentre-se nas imagens que você experimenta enquanto lê cada uma.

Lembre-se de que existem centenas de outras traduções.

O que é uma tradução aceitável? Estudiosos lutam carreiras inteiras sobre esse pequeno tópico.
Então, para esclarecer as coisas, aqui está a verdade da questão:

O taoísmo simplesmente declara: isso não importa. As palavras nunca podem capturar o verdadeiro Tao.

As traduções mudam com o tempo, devido a diferenças pessoais, mudanças culturais e a natureza mutável da linguagem em relação a agora. Portanto, descubra com o tempo novos significados a cada leitura. Trata-se de suas próprias necessidades relativas “no agora”, determinando como abraçar esses trabalhos melhor.

Não se preocupe com a tradução, apenas aproveite cada uma delas!

Quais são os melhores livros taoístas?

Existem livros sagrados, clássicos ou tradições (incluindo tradições orais) que são muito importantes ou pelo menos predominantes no taoísmo?

Alguns livros podem ser considerados universalmente sagrados: por exemplo, o Tao Te Ching. A resposta também dependerá de qual linhagem de taoísmo você está explorando, cada uma mantendo seus próprios livros e ensinamentos secretos.

No entanto, você deve ter cuidado com o termo sagrado, pois o taoísmo não mantém uma visão ocidental do que isso significa. Os livros não são sagrados, nem são as palavras. O taoísmo como um arco-íris não é definido por scripts ou livros.

O taoísmo tem mais de 6 bilhões de escolhas pessoais sobre como explorar a realidade maior.

Livros e outros são meramente kits iniciais para quem está começando a procurar. No entanto, você não precisa de um livro para encontrar seu caminho como taoísta.

Além disso:

  • O taoísmo tem raízes muito profundas como tradição oral. O taoísmo enfatiza os professores pessoais, em parte, para ajudar a manter a prática dinâmica e mudar as condições da época.
  • A prática taoísta ensina a ouvir o mundo. De uma perspectiva taoísta, ser uma tradição oral, também significa “escutar” a natureza, ouvir o mundo ao nosso redor.
  • Em reflexão, uma pessoa precisa aprender a ouvir internamente como a própria mente, corpo e espírito se manifesta.
  • Grande parte da prática taoísta não é falada ou encontrada na definição de qualquer palavra, pois é abraçada pela alegria da experiência, da vida em viagem.

O taoísmo é escrito dentro da música do seu coração.
Algo que as palavras apenas empalidecem no teor para capturar.

Muitas pessoas parecem “precisar” de um livro para contar seus batimentos cardíacos hoje em dia.

Em vez disso, os eremitas e monges taoístas vão às cavernas sentar-se por 30 anos para se fundir às verdades “adicionais”.

Muitos na cultura “ocidental” parecem “precisar” de morrer, precisam de provas, precisam de certificação, de ir para o céu, ou pelo menos é o que um livro lhes diz. Isso está errado do ponto de vista taoísta? Não, é apenas outra maneira de ver o mundo.

Portanto, os ocidentais tendem a usar o “livro sagrado” frequentemente como um método para anular a verdade pessoal, para redefinir a realidade com palavras. Para um taoísta, isso é alheio e mal direcionado. A realidade é um arco-íris de percepções e verdade: ensinamentos e livros são uma pequena representação de uma verdade maior. Dizer que um livro é “sagrado” do ponto de vista ocidental, implica que o livro contém verdades maiores do que o que já existe: implica quando é dada uma escolha entre pontos de vista pessoais e o que está no livro “sagrado”, o livro tem precedência sobre o pontos de vista pessoais … Esse é um caminho perigoso para viajar e causa mais conflitos pessoais e interpessoais do que eu gostaria de revisar. Então, o taoísmo geralmente vê “sagrado” levemente e o coloca na perspectiva do universo maior.

Para um taoísta, estamos no céu aqui e agora,

A sabedoria dos ensinamentos da vida:

estão dentro dos vivos.

Tudo isso forma uma verdade muito maior do que qualquer coisa escrita pelo homem. É apenas uma questão de aprender a ler: além das palavras.

O taoísmo é muito mais antigo do que o que os “ensinamentos” ocidentais podem documentar.

Para um taoísta, é o que é. Toda a história é apenas uma perspectiva para adicionar idéias adicionais à nossa jornada atual.

A documentação em papel ocidental é papel soprando nos ventos do tempo. Enquanto a oração se espalha pelos ventos, enviando nossos desejos do que gostaríamos de ser. No entanto, muitas vezes sem sentido quando usado apenas para validar o ego. Papéis e livros passarão, mas o Tao é eterno, pois o ensino de seus caminhos: também são eternos.

O único meio que pode documentar um ideal eterno: é a própria vida.

Como a própria vida também é eterna.

As palavras são apenas preenchedoras para ajudar a passar o tempo.

O Tao Te Ching é um ótimo livro, mas ainda é um livro. Vai durar mais alguns milhares de anos e depois passar no tempo. No entanto, os taoístas e o taoísmo continuarão.

O Taoísmo existia muito antes do Tao Te Ching e existia muito depois do Tao Te Ching.

Mas se você procura clássicos, o Tao Te Ching é um ótimo lugar para começar!

Aproximando-se dos escritos taoístas como estudante

Aqui está uma conversa dos alunos sobre a aprendizagem do Tao

Tirei uma cópia do Tao Te Ching da biblioteca e ando lendo devagar. Na verdade, uma pergunta veio à minha mente … não acho que ler e pensar no Tao esteja realmente me aproximando de onde quero estar. Sinto que estou apenas adicionando mais pensamentos, palavras e rótulos quando realmente deveria me libertar deles.

Primeiro: O Tao Te Ching é poesia. Não deve ser lido como um livro, mas olhou quando o capricho o atingiu.

Se você queimar um livro sagrado na frente da maioria das pessoas da maioria das religiões: elas lutam contra você, para salvar as palavras. (Palavras nunca queimam, apenas papel)

Se você queimar o Tao Te Ching na frente de um praticante sênior de taoísmo, eles simplesmente se viram e o deixam para suas ações. De fato, eles podem, nos momentos certos, ajudar a queimar o livro. Desde que a vida é werd… não é a palavra ser werd. Mas quando você diz a palavra certa, e a ouve e vive, pode capturar o werd.

Isso é Tao …

Quando a revolução cultural aconteceu na China na década de 1960, e a guarda vermelha chegou aos monges taoístas exigindo que seus “livros sagrados” fossem queimados. Os taoístas apenas deram os livros e deram de ombros, já que as lições não estavam nos livros, mas no coração.

É como você vive a vida que define o Tao, nem tudo fará sentido de uma só vez, nem tudo será aparentemente relevante, mas livros como o Tao Te Ching estão lá para ajudar a abrir novos ângulos para olhar a vida. Mas eles não podem realmente defini-lo e, se você se define no livro, se limita.

Mudamos nossas mudanças de vida e traços de significado com nossa vida. O ponto é que, quando você lê algo, tentando chegar à verdade absoluta, para definir algo absolutamente, bem, você acaba se aprisionando nessas paredes de definição.

As pessoas ficam presas em definições, palavras, rótulos, o que é perfeito, pois é isso que você agora pergunta sobre tentar aprender sobre o taoísmo. Taoísmo é sobre a liberdade de viver como seu coração bate.

Em segundo lugar e mais importante para esta questão.

Vivemos em ciclos

  • Às vezes, precisamos respirar como um hálito: idéias e conceitos. Estes são os momentos em que você lê livros como o Tao Te Ching
  • Às vezes expiramos, para viver e agir.

Estes são os momentos para pular e viver plenamente. Para definir o mundo não para a definição, mas para suas ações, tentativa e erro, jogue e teste o que o mundo é da perspectiva de seu próprio coração.

Sua pergunta me diz que você está exalando a sua vida: então largue o livro, sorria e brinque.

Olhe para sua vida e veja se você está inspirando sua natureza ou exalando seu ser.

Então dance de acordo.

Entrando e liberando a vida de alguém.

Isto é o Maré do Tao

Recursos Taoístas Online Adicionais

Recursos avançados para estudos taoístas

Projeto de texto em chinês

Textos taoístas

DaMo Qigong e Alquimista Taoístay

Site do Fabrizio Pregadio Golden Elixir (inclui ensaios, blogs e livros)

Biblioteca de Religiões Patheos

Escritos Selecionados do Dr. Nathan Sivin

Taoísmo e as artes da China (Recurso do professor de uma exposição no Instituto de Arte de Chicago)

Tesouro taoísta– Escrituras taoístas e textos sagrados em inglês

Terebess Asia Online

Rumo a um espírito em paz

O Nei-yeh (Cultivo interno ou treinamento interno) Anônimo

Revista Online Yang-Sheng

Outros livros taoístas

Cultivando a energia da vida por Liu Hua-Yang

Sete mestres taoístas traduzido por Eva Wong

O Curso de Treinamento Essencial de Qigong por Ken Cohen (vídeo)

O Segredo da Flor Dourada por Thomas Cleary

O Tao de Pooh por Benjamin Hoff

Os Clássicos Taoístas, Volume 1 por Thomas Cleary